Aniversário SODF – 38 anos de lutas e conquistas!

O Sindicato dos Odontologistas do DF comemora hoje, 19 dezembro, 38 anos de conquista de sua Carta Sindical

685
O início dessa história veio por meio da criação da Associação Profissional dos Odontologistas do Distrito Federal. Criada em 1964, por um pequeno grupo de Cirurgiões-Dentistas, a associação foi fechada por conta do regime militar, retomando suas atividades em 1971.
O movimento só mudou de categoria após conquistar sua Carta Sindical, em 19 de dezembro de 1980. A partir dessa data, o grupo passou a ser reconhecido como Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal – SODF.
Desde que a entidade foi formalmente registrada como Sindicato, o seu movimento de consolidação é crescente, exercendo uma representação de destaque na defesa dos Cirurgiões-Dentistas e da Odontologia do Distrito Federal ao longo desses anos.
Hoje, 38 anos após sua Carta Sindical, o SODF pode afirmar que se consolidou como uma das referências em movimentos sindicais, além de estimular os profissionais a requererem seus direitos e fiscalizarem os governantes para que nada seja retirado da classe trabalhadora e do usuário do Sistema de Saúde.
Nessa emblemática data, fecha-se mais um ciclo e abre-se outro com muito orgulho dessa trajetória, principalmente por ter o reconhecimento como fundadores da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), a qual tem sido permanente nas discussões que envolvem a Odontologia em âmbito nacional.
A certeza é que nesta data as homenagens vão para cada direito conquistado, retomado ou mantido. A homenagem também se estende aos  pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde atendidos por cada Cirurgião-Dentista, que com dedicação colabora para as melhorias da saúde, principalmente da Saúde Bucal.
Os anseios para o próximo ciclo são vários e a dedicação será cada vez maior para enfrentarmos com coragem todos os desafios que estão pelo caminho.
Contamos com você para seguirmos em frente, representando os Cirurgiões-Dentistas e defendendo dos direitos da nossa categoria.
Fotos: Arquivo SODF.