10ª Conferência Distrital de Saúde já tem data definida – 6 e 7 de junho de 2019

424

O Diário Oficial do Distrito Federal publicou na última quarta-feira (06), o Decreto nº 39.654, que convoca para a 10ª Conferência Distrital de Saúde (CDS). A edição deste ano, que é preparatória para a 16a. Conferência Nacional de Saúde terá como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A 10ª CDS será precedida pela realização das Conferências Regionais de Saúde, que correspondem às etapas municipais da 16ª CNS, e que serão realizadas no período de 11 de fevereiro a 15 de abril de 2019.

O Decreto publicado estabelece que os membros das Comissões da Conferência também serão publicados por meio de Portaria da Secretaria de Saúde e as despesas com a organização do evento correrão a conta das dotações orçamentárias da SES-DF.

Para a presidente do SODF a relatoria em um evento deste porte, é de grande importância para defender os direitos das categorias de saúde do DF. “As conferências de saúde são espaços democráticos onde é possível que usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do SUS manifestem suas opiniões, orientando e definindo as diretrizes das políticas de saúde e, portanto, subsidiando a sua construção. É fundamental que os Cirurgiões-Dentistas participem deste processo para que os temas afetos à Saúde Bucal permeiem estes debates.”, enfatiza Jeovânia Rodrigues.R