Acesso Restrito                          
   










Congressos
Feiras
Cursos
counter free

Reunião entre Sindicatos da Saúde e a Casa Civil propõe melhorias na Saúde Pública

28 de novembro de 2016

A presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF, Jeovânia Rodrigues, participou no dia 24 de novembro, de uma reunião na Secretaria de Relações Institucionais e Sociais da Casa Civil, no Buriti. O Secretário desta Casa Civil, Sérgio Sampaio, o Secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e o SubSecretário de Relações de trabalho e do terceiro setor, Márcio Gimene, queriam ouvir os sindicatos a respeitos de contribuições das entidades para a melhoria da Saúde Pública do DF. A reunião aconteceu no Palácio do Buriti e contou com a presença de diversos sindicatos da saúde.

Os sindicatos falaram sobre a crise que a saúde do DF vive, com a falta de medicamentos e de profissionais, problemas graves de infraestrutura e  manutenção e obsolescência de equipamentos das unidades. O Secretário da Casa Civil se comprometeu em priorizar nas discussões com a governança todos os temas referentes à saúde. Para Jeovânia esta atitude é extremamente importante: “Isso é muito importante porque quando discutimos algumas questões na mesa de negociações do SUS com o secretário de saúde há uma limitação no que se refere aos aspectos financeiros e orçamentários. Então, formalizar essa intenção do governo em priorizar a saúde e estipular que sejam realizadas reuniões como essa mensalmente é um avanço.” afirmou.  Entre os assuntos, também foi informado pelos representantes do governo que todas as gratificações estão sob revisão.

SOBRE A PORTARIA 453 da SEPLAG

Para justificar a portaria 453, que suspende o lançamentos de novas consignações em folha de pagamento de diversas entidades representativas de categorias profissionais, o Secretário da Casa Civil informou que foi elaborada após um inquérito policial, onde foram oferecidas denúncias de que servidores  favoreciam algumas entidades com irregularidades a permanecerem recebendo as consignações. Por isso, foi necessário que se criasse um grupo de trabalho com objetivo de rever todas as documentações das entidades sindicais e associações representativas dos trabalhadores em geral. A portaria diz que, a partir do dia 23 de novembro de 2016, todas as inclusões de repasse para as entidades estarão bloqueadas, até que seja feita a regularização dos dados junto à Secretaria de Planejamento.

Para Jeovânia, o que traz estranheza é que em setembro de 2016 foi realizada a atualização documental do SODF sem que fosse questionada nenhuma pendência. “É estranho porque o Sindicato dos Odontologistas havia feito toda a atualização e regularização dos documentos em setembro e a portaria generalizou todos as entidades sem especificar qual a pendência existente.” disse. O SODF já protocolou, na Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão, uma solicitação que se especifique qual a pendência do Sindicato.

Outro fato, é que a Lei nº 840 não especifica a forma como este procedimento de consignados deve ser feito. Por este motivo, os líderes sindicais procuraram a Câmara legislativa, no sentido de buscar apoio de deputados que possam propor projeto de lei que crie uma regulamentação para assegurar juridicamente que não haja no futuro novas ameaças como a da portaria 453.

Sobre o corte de ponto devido à greve de algumas categorias, o secretário Sérgio Sampaio disse que levaria a proposta de reposição dos dias parados para a governança. Quanto a portaria 231, que determina que servidores médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de centros de saúde cumpram horas parciais de suas cargas horárias em urgências e emergências, ficou a acordado que haveria uma reunião com o secretário de saúde e os sindicatos afetados pela portaria, tratar especificamente sobre o tema, porém, a determinação é que os servidores continuem trabalhando.

 

 

SODF encerrou nesta sexta-feira o 4º Curso de Capacitação Profissional 2016

25 de novembro de 2016

O Sindicato dos Odontologistas do DF encerrou nesta sexta-feira (25), o 4º Curso de Aprimoramento Profissional SODF. O evento, iniciado em julho deste ano, faz parte do programa de aprimoramento e foi direcionado aos cirurgiões-dentistas da rede pública e privada de saúde filiados a entidade. Os encontros aconteceram uma vez por mês, durante dois dias, no auditório sede do sindicato. Ao total, 80 profissionais foram capacitados. O curso, que teve duração de 80 horas, foi dividido em cinco módulos. O objetivo é fornecer educação continuada, por meio de atualização técnica e científica, que proporcione melhor desempenho para as atividades profissionais.

Segundo Kelly de Moura Faria, dentista da Centro de Saúde de Planaltina e aluna do curso, muitas dúvidas sobre responsabilidade ética foram esclarecidas. “Eu gostei muito do que foi tratado sobre a Atenção Básica, pois creio que é um assunto muito relevante para nossa atuação. Porém, a palestra sobre o código de ética, aposentadoria e previdência social foram um destaque pra mim, pois muitas dúvidas foram esclarecidas”, disse.

A programação tratou sobre: biossegurança em odontologia, farmacologia, fluorterapia, cariologia, pacientes com deficiência, periodontia, semiologia, dentística, endodontia, radiologia, cirurgia oral e odontologia hospitalar. Outro assunto importante foi a responsabilidade ética odontológica no serviço público, a odontologia na secretária de saúde do DF e a aposentadoria e previdência social do servidor. Ao total, 80 profissionais participaram do curso. Os palestrantes são mestres e doutores reconhecidamente especializados nos conteúdo do curso.

Para José Ricardo Junior, que trabalha no Centro de Saúde 3 de Sobradinho 2, o conteúdo do curso vai colaborar com o cotidiano de trabalho nos consultórios. “O curso abordou diversas especialidades que eu vou conseguir utilizar no meu consultório diariamente, desde pediatria, cirurgia, até periodontia. Eu acho que foi muito bem aplicado, explicado, divido e organizado e a minha sugestão é que o programa continue”, afirmou. Todos os participantes receberam certificado.

Jeovânia Rodrigues, Presidente da Entidade, informou que o Sindicato vai dar continuidade aos cursos em 2017. “A diretoria já está trabalhando no intuito de realizar 5º Curso de aprimoramento e a nossa expectativa é que ele seja realizado no primeiro semestre do ano que vem”. Jeovânia disse ainda que a capacitação dos profissionais é uma estratégia importante para a promoção à saúde. “Queremos reforçar as atividades junto aos nossos filiados com objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos já adquiridos e promover uma saúde pública com mais qualidade”.

SODF decretou cancelado estado de greve dos dentistas do DF

22 de novembro de 2016

O sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal realizou na noite desta terça-feira (22) uma Assembleia Geral Extraordinária para tratar do Estado de greve, anunciado pelo Sindicato no último mês. A presidente da entidade, Jeovânia Rodrigues, alegou que o objetivo do Sindicato, a partir deste momento, será na mobilização junto a categoria. "Faremos  manutenção da mobilização pela melhoria das condições de trabalho e fortalecimento da parceria entre os sindicatos", afirmou ela. Jeovânia falou ainda sobre o erro do TJDFT, que notificou como ilegal uma greve que a entidade não fez. "O jurídico do Sindicato já está tomando medidas que busquem do TJDFT uma explicação para o ocorrido", disse.

Outro assunto discutido foi a falta de material básico para atendimento nas unidades de saúde.  Segundo Marcio Antônio Koshaka, o desabastecimento é geral. Há falta de materiais, muitos equipamentos estão estragados, além das unidades estarem sem telefone e internet. Problema que para Jeovânia, será difícil de resolver, já que o GDF é considerado “mal pagador” pelas empresas fornecedoras de materiais.

A Atenção Primária também foi motivo de discussão. José Arnaldo, diretor da Secretaria de Formação e Políticas Sindicais, criticou a portaria 231, que tira profissionais dos centros de saúde para cumprir carga horária nas emergências de hospitais. “O governo está com um discurso contrário ao que ele mesmo já havia se pronunciado. A saúde primária sem atendimento adequado vai lotar ainda mais as emergências dos hospitais. Esse é um problema de déficit de profissionais e só a convocação de novos servidores pode solucionar”.

Na oportunidade, foi divulgado o próximo “adesivaço”, que acontecerá nesta quinta-feira (24), durante o 4º Curso de Aprimoramento, realizado pelo SODF.
 

 

Sindicato dos Odontologistas do DF empossa nova Diretoria e Conselho Fiscal

19 de novembro de 2016

Na noite da última sexta-feira (18), o Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal deu posse a nova Diretoria e Conselho Fiscal, para a Gestão 2016 a 2019. A solenidade aconteceu no espaço Solar Uberaba, no ParkWay. A nova presidente eleita é Jeovania Rodrigues Silva, dentista na Clínica da Família, do Recanto das Emas. Durante os 36 anos de história do SODF, está é a 6º vez em que uma mulher é eleita à presidência. Jeovania foi diretora da Secretaria de Saúde do Trabalhador em 2004, Delegada Sindical no Recanto das Emas em 2012 e  2013 e atualmente ocupava o cargo de Diretora da Secretaria de Formação e Políticas Sindical.
Durante o discurso de posse, Jeovania agradeceu a confiança à frente do Sindicato e chamou atenção para os objetivos a serem alcançados. Apesar da comemoração, a presidente demonstrou-se preocupada quanto aos rumos da saúde pública no DF. Ela falou sobre as consequências da possível aprovação da PEC 55(antiga PEC 241) no Senado, que cria um teto para os gastos públicos. Segundo ela, a proposta é um desrespeito à sociedade. “Limitar gastos com a saúde nos próximos 20 anos é um desrespeito à democracia, à sociedade brasileira e à constituição, pois inviabilizará o SUS que precisa na verdade de mais investimentos e não deste retrocesso”, afirmou.

No discurso do ex-presidente, José Arnaldo Pereira, a emoção e a sensação de dever cumprido transmitiram as palavras. Ele foi presidente do Sindicato desde 2014 e falou sobre a importância de dar continuidade às atividades que já foram executadas. “Terminamos esta gestão com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que conseguimos chegar além”. José Arnaldo também comentou sobre os riscos da aprovação da PEC 55. “Essa PEC representa o desmonte do estado de bem estar social que está previsto na constituição de 88.  Ela inviabiliza os projetos sociais e as políticas públicas. É impossível que se aprove uma PEC dessa e sem que haja diminuição dos recursos para saúde educação, previdência social, assistência social”. José Arnaldo disse ainda que é “necessário uma ampla discussão com a sociedade, para que sejam analisados os prejuízos e os retrocessos que a aprovação desta PEC vai causar à sociedade brasileira”.

Durante o evento, o secretário geral da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, homenageou a presidente eleita com um quadro de boas-vindas e colocou a entidade à disposição da nova diretoria. O Presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF, Dr. Samir Najjar, esteve presente e falou da importância de se construir um entidade forte. “Quero dizer que o Conselho Regional de Odontologia se orgulha de fazer parte da história deste Sindicato. Queremos nos colocar à disposição da nova Diretoria para que possam contar conosco nas atividades desta nova gestão”. O Presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas, Dr. José Ferreira Campos Sobrinho, fez a leitura de uma retrospectiva do crescimento e das grandes conquistas do Sindicato. Diversos ex-presidentes da entidade prestigiaram o evento. A nova gestão agora é composta por:

Presidência, Jeovânia Rodrigues Silva; Vice-Presidente,  Kilderson Bezerra Silva;  Secretaria Geral, Daniella Gonçalves Torres ; Tesoureiro-geral, Helmer José Chaves Lopes; Secretaria de Convênios e Credenciamentos, Edevaldo Vilela e Adriano Cesar de Menezes. Secretaria de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas, Aroldo Pinheiro de Moura Neto e Raissa de Aquino Rodrigues Ferreira; ​Secretaria de Formação e Política Sindical, José Arnaldo Pereira Diniz e Maria Inês Borba de Araújo. Secretaria de Saúde do Trabalhador e Condições de Trabalho, Maria de Fátima Cardoso e Sandra Aguiar Lima de Oliveira; Secretaria de Comunicação, Social, Esporte e Cultura, Letícia Costa Santos e Viviane Aparecida Crecchi Bernardi; Secretaria de Atenção às Pessoas Jurídicas, Roger Oliveira Paiva e Tatiana Pereira Vasconcelos.

E no Conselho Fiscal, Adhemar Paoliello Freire, Gilson Marra Goulart e Rozangela Fernandes Camapum, tendo como suplentes, Helenise Aparecida Bernardes de Oliveira, Reuben Lucena Moraes e Themis Lima Diaz.


Notícia Principal

TJDFT errou com o Sindicato dos Odontologistas

Mesmo sem ter entrado de greve, tendo 100% dos trabalhadores atendendo em expediente normal, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) encaminhou ao SODF uma intimação onde determinava tal greve ilegal.
 
O Sindicato dos Odontologistas informa que NÃO ENTROU DE GREVE, mas está em Estado de Greve, que significa dizer, que devido ao atraso do pagamento da última parcela do acordo que o GDF fez com as 32 categorias e não cumpriu, o Sindicato pode entrar em greve a qualquer momento. Esse erro do TJDFT demonstra que o Governo do Distrito Federal continua desinteressado para dialogar com os servidores sobre o pagamento da dívida.

Como medida de segurança, o SODF acionou o jurídico da instituição, que tomará medidas cabíveis em busca de justificativas do TJDFT  sobre motivo da intimação.



Sindicato dos Odontologistas participa de Movimento em Defesa da Saúde Pública

Na manhã da última sexta-feira (4), o Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal participou o Movimento em Defesa da Saúde Pública da Região Sudoeste e Distrito Federal, realizado pelo Conselho Regional de Saúde de Taguatinga, na Praça do Relógio. O objetivo do evento foi chamar atenção da população para que tenham conhecimento da crise que perdura na rede pública de saúde e incitar o Governo para que sejam feitas mudanças efetivas pela melhoria do Sistema de Saúde Pública do DF. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes. O Diretor de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas do SODF, Aroldo Pinheiro de Moura Neto, participou do evento representando o segmento dos trabalhadores. Segundo ele é extremamente importante que a população esteja a par da crise que vive a saúde pública no DF.

Conteúdo completo em: Sindicato dos Odontologistas participa de Movimento em Defesa da Saúde Pública

Mais Notícias


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha de sindicalização

em folha depagamento

(Para CD da SES E SEE)

Contatos:  

Endereço: SCS, QUADRA 02, BLOCO C, ENTRADA 22 SALA 711, 
EDIFÍCIO SERRA DOURADA,  ASA SUL – DF 
Fones: (61) 3346-1811 / Fax: (61) 3346-3733 / Celular: (61)99802-9827
Site: www.sodf.org.br   E-mail: sodf@sodf.org.br

Map of Sindicato dos Odontologistas do DF

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=localizar+sodf