Acesso Restrito                          
   










Congressos
Feiras
Cursos
counter free

SODF participa da Primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS

A Presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF, Jeovânia Rodrigues, participou na última quarta-feira (15), de uma reunião com a Mesa de Negociação Permanente do SUS, a qual o SODF é integrante, no Conselho de Saúde do DF. A pauta tratou sobre a revisão no regimento da mesa e as alterações na composição de seus membros.

A reunião também discorreu sobre a portaria 75, publicada no último dia 14. Entre outras observações, a portaria diz no artigo 5º diz que “A remoção a critério da Administração (ex officio) ocorrerá, ainda que sem a anuência do servidor e de sua chefia imediata, para atender às necessidades do serviço e exigências das unidades de referência, nas situações não comportadas pelo Concurso de Remoção, devendo ser indicados os motivos justificadores”.

Para Jeovânia esta portaria pode ser prejudicial para o servidor e fere a lei nº 840 de 2011. “A portaria 75 altera as formas do processo de remoção da secretaria de saúde, deixando a subsecretaria de gestão de pessoas responsável pela organização e todo processo de acompanhamento das remoções, inclusive, prevendo a possibilidade de remoção por obrigação do cargo sob a ótica do gestor”.

A próxima reunião da mesa vai analisar e discutir as portarias 75, 76 e 77 da SESDF.

 

População do Gama não terá mais atendimento odontológico noturno no HRG

A Secretária de Saúde do DF anunciou, na semana passada, que encerrará o atendimento noturno de odontologia no Hospital Regional do Gama. A Secretaria de Saúde do DF alega que o atendimento será encerrado “diante da baixíssima demanda pelo serviço no período da noite”.

Com a mudança, quem precisar de atendimento odontológico no período noturno, no Gama, Santa Maria ou Recanto das Emas, deverá se dirigir para o HRAN (Hospital Regional da Asa Norte).

O Sindicato dos Odontologistas do DF declara que é terminantemente contrário ao fechamento de serviço. O plantão odontológico é previsto no Artigo 11 da Lei nº 3.321, de 18 de fevereiro de 2004, que estabelece a criação de pronto atendimento em todas as regiões administrativas do DF.

 

Estão abertas as inscrições para o 5 Curso de Aprimoramento do SODF

O Sindicato dos Odontologistas do DF abre o calendário de Cursos deste ano com o 5º Curso de Aprimoramento. O evento será realizado de abril a junho, no auditório da entidade e tem carga horária de 80h. As vagas são limitadas (80) e devem ser feitas na sede do Sindicato, no Setor Comercial Sul.

Devido enorme procura pelo 4º curso, que também teve vagas limitadas, esta edição terá a mesma grade de estudo, composta por 5 módulos, que vão tratar sobre: Semiologia, Farmacologia, Fluorterapia, Novos Protocolos em Odontologia na SES/DF, Aposentadoria e Previdência do Servidor, Radiologia, Endodontia, Pacientes com Deficiência, Periodontia, Biossegurança, Dentística, Cirurgia Oral e Odontologia Hospitalar. Todos os participantes vão receber certificado.

O evento faz parte do programa de aperfeiçoamento do SODF e é destinado aos cirurgiões-dentistas da rede pública e privada de saúde, filiados a entidade. Para sindicalizados o curso tem o valor de investimento de R$100,00 e para os não sindicalizados R$600,00.

Para mais informações entre em contato por meio do telefone: 3326-1811/ 33463733 ou envie um e-mail para sodf@sodf.org.br.

FAÇA O DOWNLOAD DO FOLDER AQUI

 

Presidente do SODF participa de reunião no Conselho de Saúde do DF

Na última quarta-feira (8), a presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal – SODF e Conselheira de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Rodrigues, participou de reunião na sede do Conselho de Saúde do DF para tratar de assuntos pertinentes a categoria no âmbito da Secretaria de Saúde do DF. A pauta tratou sobre os Protocolos da SESDF e a conversão do modelo assistencial tradicional para o Programa Saúde da Família. Estes pontos de pauta estão relacionados ao processo de implantação da resolução nº 465, de 04 de Outubro de 2016 do Conselho de Saúde do Distrito Federal.

Durante a reunião, Jeovânia Rodrigues destacou a importância da capacitação dos profissionais para atuação na estratégia de saúde da família, associada a um processo de educação continuada e permanente. A presidente mostrou-se preocupada com a situação da saúde bucal do DF que apresenta o menor percentual de cobertura no país - “Saúde é saúde, não podemos dissociar a saúde bucal sob a ótica de um indivíduo fragmentado, mas devemos atuar na integralidade. Para isso é necessário que a “equipe de saúde bucal” seja efetivamente entendida como integrante da equipe mínima da estratégia de saúde da família.”

 Os representantes das categorias profissionais presentes pactuaram a discussão de cinco pontos para aperfeiçoamento do modelo de atendimento. O principal deles é a capacitação dos profissionais. As entidades deverão sugerir instituições especializadas em ensino que possam tornar-se parceiras da SESDF com o objetivo de realizar a capacitação estratégica dos profissionais de cada área. Neste intuito, Sindicato e CRO realizarão um trabalho conjunto.  

Outros quatro quesitos foram priorizados, são eles: ampliação e adequação dos serviços de apoio ao diagnóstico; reavaliação dos modelos de gestão; adequação da Lei 840 em relação aos profissionais que não estejam em suas lotações de origem; e infraestrutura de serviços, com o apoio ao desenvolvimento e formalização do Parque Tecnológico da Saúde. Para o Presidente do Conselho de Saúde, as sugestões das representações de profissionais serão fundamentais, principalmente na contribuição para a formulação dos protocolos de atendimento. “A prioridade é propor uma política estruturante, para que não haja prejuízos, principalmente para os usuários, com mais qualidade e acesso facilitado.” O Conselho de Saúde do DF encaminhará o calendário das próximas atividades que serão realizadas em breve, inclusive, com a data da próxima reunião desta equipe de discussão.

 

Sindicato dos Odontologistas do DF organiza o 5º Curso de Aprimoramento

 

 

De abril a junho deste ano, o Sindicato dos Odontologistas do DF vai realizar o 5º Curso de Aprimoramento. O evento faz parte do programa de aperfeiçoamento do SODF e é destinado aos cirurgiões-dentistas da rede pública e privada de saúde filiados ao Sindicato. O curso tem duração de 80h e as aulas serão ministradas no auditório sede da entidade. O calendário completo com a programação do curso será disponibilizado em breve, no site sodf.org.br

 
 
 
 
 
 
 
 
SODF ganha ação judicial que assegura o pagamento do auxílio-creche até os 7 anos de idade completos

O Sindicato dos Odontologistas do DF ganhou uma ação judicial, em caráter liminar, que garante a continuidade do pagamento do auxílio-creche aos filhos dos cirurgiões-dentistas menores de 7 anos. O benefício é previsto em lei, mas era suspenso antes que a criança possuísse a idade completa, por interpretação equivocada da lei por parte da administração pública. A Portaria Nº63, de 11 de março de 2016, da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, também determinava a concessão do benefício, além de outras condições, mediante a comprovação de matrícula em creche ou pré-escola da iniciativa privada.
 
A partir desta ação, os sindicalizados não necessitam ter seus filhos matriculados em nenhuma unidade escolar para ter o direito a receber o auxílio creche, independente de ser pública ou privada. Não há na legislação previsão de nenhum pre-requisito para receber o auxilio creche, a não ser a idade, ou seja crianças até 7 anos incompletos.

Para o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas da entidade, Aroldo Pinheiro, este resultado é extremamente importante para a categoria. “O auxílio-creche é um direito disposto em Lei, que estava sendo negado aos servidores. Por meio desta ação e de tantas outras encabeçadas pelo Sindicato, a nossa esperança é que a Lei seja cumprida e os direitos dos servidores respeitados. Sem contar que o valor do auxílio creche não sofre reajuste há pelo menos 8 anos".

Os Cirurgiões-Dentistas sindicalizados que por ventura estejam nesta situação podem entrar em contato com o Sindicato dos Odontologistas do DF para maiores esclarecimentos.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha de sindicalização

em folha depagamento

(Para CD da SES E SEE)

Contatos:  

Endereço: SCS, QUADRA 02, BLOCO C, ENTRADA 22 SALA 711, 
EDIFÍCIO SERRA DOURADA,  ASA SUL – DF 
Fones: (61) 3346-1811 / Fax: (61) 3346-3733 / Celular: (61)99802-9827
Site: www.sodf.org.br   E-mail: sodf@sodf.org.br

Map of Sindicato dos Odontologistas do DF

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=localizar+sodf